Do g1 — Um vigilante de uma escola estadual foi afastado após entrar em uma sala de aula com uma arma em punho em Moreno, no Grande Recife. Segundo a Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE), a confusão ocorreu porque dois alunos entraram de bermuda no colégio, “o que não é orientado pela gestão”.
A briga ocorreu na noite da terça-feira (28), na Escola Cardeal Dom Jaime Câmara, no Centro da cidade, e foi confirmada nesta quarta-feira (29) pelo governo do estado. Imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globo mostram o vigilante com um revólver na mão em meio aos alunos.
Veja o vídeo:
“O vigilante resolveu intervir e foi agredido. A gestão da unidade de ensino acionou, imediatamente, a Patrulha Escolar, que fez as primeiras mediações no local”, afirmou o governo. O vídeo mostra dois estudantes que estavam vestidos com bermudas sendo escoltados para fora da sala.
Ainda de acordo com a secretaria estadual, o vigilante foi afastado “devido à conduta inadequada dentro da unidade de ensino”. O afastamento foi determinado pela Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Sul, responsável pela gestão dessa escola em Moreno.
O que diz a polícia
Procurada pelo g1, a Polícia Civil informou que:
- A 21ª Delegacia de Moreno tomou conhecimento da ocorrência;
- Todos os fatos relativos a esse caso estão sendo apurados;
- Outras informações só podem “ser repassadas após a completa elucidação” do caso.
- Outras confusões
- Em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul, duas alunas se agrediram em frente à Escola Madre Lúcia Guimarães, no dia 7 de março. Um vídeo gravado durante a confusão mostra a mãe de uma das garotas incentivando a briga.
No dia 18 de fevereiro, em Olinda, a Guarda Municipal foi acionada para separar estudantes que se envolveram em uma briga. No dia seguinte, as jovens envolvidas na confusão voltaram a se agredir, desta vez dentro da sala de aula.
Nota da Secretaria de Educação e Esportes
A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) esclarece que a Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Sul, responsável pela Escola Cardeal Dom Jaime Câmara, em Moreno, já afastou o vigilante envolvido na briga devido à conduta inadequada dentro da unidade de ensino.
Tudo começou na terça-feira (28) à noite, quando dois alunos entraram na escola de bermuda, o que não é orientado pela gestão. O vigilante resolveu intervir e foi agredido. A gestão da unidade de ensino acionou, imediatamente, a Patrulha Escolar, que fez as primeiras mediações no local.
A pasta reforça que repudia todo e qualquer tipo de agressão, seja ela física ou verbal, e reitera que possui em sua proposta político-pedagógica a promoção de ações voltadas para a cultura de paz. A SEE segue acompanhando o caso e está à disposição da Polícia Civil para futuras investigações.