Da Redação do Blog – A juíza Blanche Maymone Matos, da 18ª Vara Criminal, determinou ao arquiteto Zezinho Santos que apague no Instagram o vídeo, postado mês passado, no qual repete ofensas ao tio, Fernando Santos, ex-presidente do Grupo João Santos, em recuperação judicial, à mulher dele, Maria Irene, a Lena, e à enteada Ana Patrícia.
No vídeo, Zezinho lê o texto com baixarias sobre os três que já havia postado em janeiro de 2024. Na nova queixa-crime, as vítimas afirmam que as ofensas foram agravadas “pela forma teatral e pela gravação em áudio e vídeo”.
A juíza Blanche Maymobne Matos impôs a Zezinho multa diária de R$ 1 mil, até o limite de R$ 50 mil, caso não retire a postagem. “Alternativamente, caso a postagem não seja removida voluntariamente pelo querelado” (Zezinho), “intime-se a plataforma Instagram (Meta) para que efetue a remoção do conteúdo”, sentenciou a juíza.

No vídeo, José Bernardino Pereira dos Santos Filho, o Zezinho, arquiteto renomado, filho de José Bernardino, irmão de Fernando Santos, chama o tio de “escroque” e o acusa de desvios no inventário do avô, João Santos, fundador do grupo que foi à bancarrota em dezembro de 2022.
A mulher de Fernando Santos, Lena, foi classificada como “rasteira e vulgar como o corrimento de uma qualquer, dessas que fazem gargarejo de esperma antes de dormir”. Gravou que ela “é maior pistoleira que vendeu as partes no estado de Pernambuco”.
Zezinho Santos disse ainda que a esposa do empresário tem “a glote constantemente socada (afinal, está lá para isso mesmo) pelo triste negócio que deve ser o pênis de Fernando João Pereira dos Santos”. A enteada Ana Patrícia Baptista Rabelo Pereira dos Santos é chamada no vídeo de “sapatão” e de “lésbica enrustida mau-caráter e torpe”.