Do G1 — O feriadão da Semana Santa, que começa na quinta-feira (14) e vai até o domingo (17), provoca mudanças nos horários de funcionamento do comércio, de shoppings e repartições públicas no Grande Recife.
Confira, abaixo, as mudanças:
Shoppings e comércio
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o comércio do Centro do Recife e dos bairros das cidades da Região Metropolitana tem funcionamento facultativo, das 9h às 18h, na sexta-feira (15). Nos outros dias, todo o comércio funciona em horário normal.
- Shopping Recife: na sexta-feira, funciona das 12h às 21h; no sábado das 10h às 22h e no domingo das 12h às 21h;
- ETC: apenas a praça de alimentação funciona na sexta, das 12h às 18h; no sábado, o shopping funciona das 9h às 21h e no domingo das 12h às 18h. Cinema tem horário próprio;
- Plaza: na sexta-feira, funciona das 12h às 21h; no sábado das 10h às 22h e no domingo das 12h às 21h;
- Tacaruna: na sexta, abre das 12h às 21h e no domingo funciona das 12h às 21h. Big Bompreço funciona das 7h às 22h;
- Patteo: das 12h às 21h, na sexta-feira. No final de semana, o horário segue normal, com funcionamento das 09h às 22h no sábado e das 12h às 21h no domingo.

Vacinação da Covid-19
A campanha ocorre normalmente nos centro e drive-thrus,, com agendamento de horário, das 7h30 às 18h30.
Para pessoas acima dos 12 anos, estarão abertos o Geraldão (Imbiribeira), o Parque da Macaxeira (Macaxeira), e a Upae do Ibura (Ibura).
As crianças de cinco a 11 anos podem ser vacinadas no ponto montado na Universidade Federal de Pernambuco. Os outros 36 pontos de vacinação retornam na segunda-feira (18).
Bancos
Não haverá atendimento nas agências bancárias no feriados na sexta (15), segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking).
Justiça
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) funciona em regime de plantão na quinta (4) e sexta (15), das 13h às 17h, nas Comarcas da Capital e do Interior.
Neste período, o Poder Judiciário terá atendimento remoto apenas para demandas urgentes de 1° e 2° graus de caráter cível e criminal, como habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares, entre outros.

Detran
Na quinta, será considerado ponto facultativo. Na sexta-feira (15) e sábado (16) também não haverá expediente na sede, na Estrada do Barbalho, 889 – Iputinga, no Recife, e nas Unidades de Táxis e Coletivos; Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) lojas nos shoppings e nos Expressos Cidadão.
Prefeitura do Recife
Entre quinta (14) e domingo, alguns serviços não estarão disponíveis. Os atendimentos oferecidos no edifício-sede ficam suspensos e voltarão a ser realizados normalmente na segunda (18).
A maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais fecha no feriadão e reabre na segunda.
Cinco Upinhas vão funcionar durante o feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas
São elas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).
Também abrem os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) suspende serviços ambulatoriais, mas realiza partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas.
O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também realiza atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões.
Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).
O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) tem plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

Assistência social
Na quinta e sexta, fecham os serviços da Assistência Social realizados nos Cras e Creas, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP).
O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do também não funcionam.
As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão.
O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.
Feiras e mercados
As feiras e mercados públicos do Recife abrem das 6h às 18h, na quinta e no sábado. Na sexta e no domingo, funcionam das 6h às 13h.
Empregos
As Agências de Emprego e Salas do Empreendedorismo do fecham na quinta e sexta. Os serviços retornam na segunda-feira na Agência de Emprego de Casa Amarela, entre as 8h e 16h, com atendimento da Sala do Empreendedorismo também disponível.
Os serviços da Agência e da Sala presentes nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro), entretanto, retornam suas atividades na terça-feira, das 8h às 16h.

Turismo e lazer
A ciclofaixa de turismo e lazer será montada na sexta e no domingo. O Lazer na Rua, espaço livre dedicado para brincadeiras e atividades esportivas no Segundo Jardim de Boa Viagem, também estará disponível neste dois dias.
No Domingo de Páscoa (17), a Igreja Madre de Deus recebe o retorno do projeto Música na Igreja, com apresentação do grupo Allegretto.
O concerto começa às 17h, com entrada gratuita. O projeto oferece o melhor da música clássica no cenário exclusivo da Madre de Deus, uma construção do século XVII.
Cultura
O Paço do Frevo, na Praça do Arsenal, no bairro do Recife, abre das 10h às 17h, na quinta e sexta e, das 11h às 18h, no sábado e no domingo.
O Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, abre das 10h às 16h, na quinta, com a exposição “Cinco Pontas”, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos que narram a história do Forte e sua relação com a cidade. Não haverá expediente de sexta a domingo.
Durante todo o feriado, o Sítio Trindade abre, das 5h às 20h, oferecendo brisa fresca e lazer a céu aberto na área verde, que é também sinônimo de resistência histórica, política e cultural.