Por André Beltrão — A pesquisa do Instituto Opinião, divulgada pelo Blog do Magno Martins, gerou muitas dúvidas no meio político. Publicada horas após a pesquisa do RealTime Big Data, o levantamento apresentou números muito diferentes na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas. Mas o dado que mais chamou a atenção foi a disputa pelo Senado, que apresentou Guilherme Coelho, recém chegado no pleito, a frente do bolsonarista Gilson Machado.
Na pesquisa Opinião, André de Paula (PSD) aparece liderando, com 10,4%, seguido por Teresa Leitão (PT), com 9,6%. Guilherme Coelho (PSDB) veio em terceiro, com 8,3%, enquanto Gilson Machado (PL) figurou com 6,2%. Por sua vez, Carlos Andrade (União Brasil) registrou 1,1%.
Os números diferem bastante da sondagem do Real Big Data, inclusive nas colocações dos candidatos. Naquele levantamento, Teresa liderou com 18%, seguida por Gilson Machado (15%) e André (10%). Guilherme Coelho apareceu em quarto colocado, com 3%, enquanto Carlos Andrade e Eugênia Lima (PSOL) registraram 1%. Notoriamente é um cenário embolado, configurando empate técnico na liderança, mas com diferenças estratosféricas nos percentuais de Teresa e Gilson. As oscilações, respeitadas as diferentes metodologias, chegam a quase dez pontos percentuais.
Governo
Na disputa pelo Governo de Pernambuco, o Instituto Opinião colocou Marília Arraes (Solidariedade) na liderança com 34,7%. Depois vieram Raquel Lyra (PSDB), com 11,8%; Miguel Coelho (União Brasil) com 10,3%; e Anderson Ferreira (PL), com 8,3%. O candidato do PSB, Danilo Cabral, ficou com apenas 4,3%.
O Real Big Data teve outra configuração. Marília seguiu na ponta, com 28%; enquanto havia um empate técnico entre Raquel e Anderson (ambos com 14%), Danilo Cabral (12%) e Miguel Coelho (9%). A variação entre institutos, sobretudo para Danilo (quase oito pontos), Marília (quase sete pontos) e Anderson (quase seis pontos) chama a atenção.
Outros três levantamentos estão marcados para esta semana. Ainda hoje será divulgado o da Potencial, enquanto a Opus Consultoria publica o seu amanhã. Será o segundo levantamento de ambos sobre a corrida eleitoral. Na sexta-feira, será a vez do Paraná Pesquisas divulgar sua quarta sondagem feita este ano sobre o cenário Pernambucano.