Por André Beltrão – A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, se pronunciou oficialmente sobre a série exclusiva do blog A Farra de Noronha que vem contando as suspeitas de irregularidades e corrupção no Arquipélago pernambucano. “Tudo tem que ser apurado e é um trabalho massa e valioso, parabéns”, disse ela na rápida conversa que teve com o jornalista Ricardo Antunes, antes da posse da nova presidente da Fundação Joaquim Nabuco.
Ela também reforçou a confiança que tem na administradora da Ilha, Thallyta Figuerôa, ressaltando sua competência e credibilidade. “Já atuou comigo e é uma pessoa de minha absoluta confiança”, acrescentou.
A série exclusiva joga luz em várias irregularidades que tomam conta da Ilha de Fernando de Noronha há pelo menos 8 anos. Construções irregulares, doação de terrenos a empresas, TPUs expedidos sem o obedecimento de uma fila, suspeitas de corrupção entre parte do Conselho Distrital e um esquema de construção totalmente em desacordo com as leis ambientais.
Essa semana o MPPE, através do promotor Ivo Pereira de Lima deu 30 dias para nova administração da ilha se manifestar sobre as denúncias recebidas pelo órgão. “Solicito que a administração atual se manifeste acerca dos fatos apresentados nas denúncias anexas, bem como encaminhe relação dos Termos de Permissão de Uso emitidos nos últimos 12 meses, com a identificação dos concessionários/permissionários e dos critérios utilizados para emissão do respectivo termo”, diz o documento.
Antes, a própria administração da Ilha já tinha tomado a iniciativa de suspender qualquer autorização de Termo de Permissão de Uso de solo (TPU) até que se possa analisar, através de criteriosa auditoria, cada um dos processos que estão abertos.
As denúncias começam a ser objeto da mídia nacional já que a imprensa pernambucana está calada sobre os fatos. Nessa sexta (03) a Revista Crusoé (do grupo O Antagonista) publicou matéria com novas informações.
CRÉDITO
A Revista Crusoé citou nosso Blog e mostrou documentos sobre nossas denúncias. A imprensa pernambucana, no entanto, continua com um silêncio abissal sobre o assunto. Bobagem. Com as novas reportagens e o caso na mídia do sul, mais cedo ou mais tarde, terão que falar no assunto.

O ALVO
Movimentos sociais que nos últimos anos articularam grandes manifestações decidiram realizar em 21 de março a primeira mobilização nacional desde o início do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As manifestações têm como objetivo pressionar pela redução da taxa de juros e pela saída de Roberto Campos Neto da presidência do Banco Central.
DATA
A data foi escolhida para coincidir com as reuniões do Copom, em 21 e 22 de março, que têm como um dos temas a definição da taxa de juros.
TELEFONEMA
Os Palácios do Planalto e de Buckingham marcaram um telefonema entre Lula e Rei Charles ao telefone na segunda-feira (6/3) à tarde. Segundo fontes da Embaixada Britânica em Brasília, o contato, pedido por Charles no começo do mandato do petista, só não havia acontecido ainda por dificuldade de encaixe na agenda de Lula.
ASSUNTO
Na conversa, Lula será convidado pelo rei para ir à cerimônia de coroação de Charles, em 6 de maio, em Londres. O Planalto ainda não sabe se o presidente conseguirá ir. Charles também abordará o desejo inglês de colaborar com a agenda ambiental brasileira, reforçando parcerias já existentes e ampliando a agenda bilateral neste tema.
MUY AMIGOS
Felipe Santa Cruz, que até o ano passado presidia a OAB, foi jantar com o recém-libertado Sérgio Cabral. Tomaram um vinho para comemorar. E Santa Cruz resolveu postar o acontecimento em seu perfil no Instagram. Ainda no restaurante, posando sorridente ao lado de um Cabral tão sorridente quanto, escreveu: “Tantos anos de injustiças. O prazer de tomar um vinho com meu amigo Sérgio Cabral”.

ARREPENDIMENTO
Santa Cruz, que durante o governo Cabral era filiado ao MDB do ex-governador e com ele tinha excelente relação, pelo visto se arrependeu da postagem. Logo depois, ele a apagou.
DECISÃO
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o ex-médico Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos de prisão pelos crimes de estupro e atentado ao pudor contra mais de 70 mulheres que eram suas pacientes, seja transferido da penitenciária de Tremembé (SP) para o Hospital Penitenciário de São Paulo.
MOTIVO
A decisão foi publicada nesta sexta, 3, após a advogada de defesa alegar que o ex-médico, não representa risco de fuga e está “extremamente debilitado”. Segundo Larissa Maria Sacco, Roger Abdelmassih, de 79 anos, tem problemas cardíacos crônicos e está sob cuidados paliativos.

DATA MAGNA
Nesta segunda (06), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, preside a cerimônia em comemoração à Data Magna de Pernambuco, dia alusivo à Revolução Pernambucana de 1817.
SIMBÓLICO
Na ocasião, a chefe do executivo fará hasteamento das Bandeiras e aposição de flores no Monumento dos Heróis da Revolução de 1817, na Praça da República.
FOTO DO DIA










