Da Redação do Blog – O ex-deputado federal Zeca Cavalcanti mandou nota negando matéria publicada pelo nosso blog intitulada ‘No Carnaval, e sem máscara, Zeca Cavalcanti já fazia festa em sua casa’.
Foi dado o direito de resposta, mas o ex-deputado exagerou e disse que era um “santo”. Fomos pesquisar no Google e veja o que encontramos. Leiam:
O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria da República de Garanhuns, denunciou o candidato à Prefeito de Arcoverde, o Ex-Deputado Zeca Cavalcanti, por Lavagem de Dinheiro, desvio de verbas, e Crime de Responsabilidade praticado por Prefeitos.
A denúncia do MPF traz informações que, enquanto Prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti autorizou a dissimulação e irregularidade em licitações, para beneficiar a empresa R.R. Galvão, em rotas de transporte escolar, com exagerado aumento da quantidade de quilometragem percorrida, não havendo comprovação da existência dos deslocamentos, e rotas fantasmas em período de férias, além de superfaturamento do pagamento em mais de 100% do valor do transporte real.
Além disso, com relação à Lavagem de dinheiro, a peça acusatória aponta que os valores desviados seriam repassados às empresas de comércio de combustível, para serem direcionados ao Ex-Deputado Federal e candidato Zeca Cavalcanti, de forma ilícita, em forma fracionada, por meio de diversos depósitos, em quantia inferior ao determinado por lei para comunicação aos órgãos de controle financeiro.
O trecho da decisão judicial de recebimento da denúncia, o Juiz narra o seguinte: “Os elementos trazidos pelo Ministério Público Federal, consoante já narrado, apontam indícios de que José Cavalcanti Alves Júnior, como ex-gestor do Município de Arcoverde, teria possibilitado, mediante fraude em licitação, o desvio de valores expressivos de repasse do governo federal, ocasionando, com a homologação do certame, superfaturamento de valores de serviços, tudo de modo a favorecer a si, a um ex-funcionário municipal, e ao proprietário da empresa RR Galvão LTDA.
Com efeito, os relatórios da Controladoria Geral da União, identificando irregularidades encontradas, laudo pericial efetuado pela Polícia Federal, contratos e documentos correspondentes ao serviço executado, bem como os extratos bancários das contas dos denunciados, fornecendo respaldo à acusação, possibilitando precisar como os recursos foram aparentemente desviados, e o papel de cada acusado nos ilícitos imputados”.
A empresa RR Galvão movimentou o valor de R$ 5.138.135,12 (Cinco milhões, centro e trinta e oito mil, centro e trinta e cinco reais, e doze centavos), a título de pagamento de transporte escolar, na mesma conta onde recebia os recursos da Prefeitura de Arcoverde, entre 2006 e 2008. O processo criminal tramita na 28ª Vara Federal de Arcoverde, Ação Penal nº 0800242-45.2020.4.05.8310, com decisão de recebimento da denúncia do Ministério Público Federal desde setembro de 2020, assinada pelo Juiz Federal Allan Endry Veras Ferreira.
O Ex-Deputado Federal Zeca Cavalcanti, durante o período do mandato, foi apontado entre três congressistas (Deputados e Senadores) com maior número de processos por mal uso de recursos públicos, de todo Congresso Nacional, conforme matéria da revista on line Congresso em Foco, publicada em 2017. Também envolveu-se em um escândalo de pagamento de aluguéis para seu sogro, no valor mensal de R$ 3.500 (Três mil e quinhentos reais), ocasião em que foi obrigado pela Presidência da Câmara dos Deputados para devolver os recursos.