Por Ricardo Antunes — Aliados em todas as eleições presidenciais, desde 1994, o PSDB e o DEM travam agora uma “guerra fria” em busca de protagonismo para a disputa de 2022. O embate passa pelo palanque em São Paulo e opõe os antigos parceiros.
O presidente do DEM, ACM Neto, já avisou ao governador João Doria que, se ele insistir em filiar o vice, Rodrigo Garcia, ao PSDB, as negociações entre os dois partidos para 2022 estarão encerradas.
Garcia é do DEM, mas negocia a migração para o PSDB, assim como o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O movimento de Doria, que quer fazer de Garcia o candidato do PSDB ao governo de São Paulo, em 2022, contraria ACM Neto.
Essa semana, em boa matéria, o Estadão mostrou que o projeto presidencial de Doria também enfrenta resistências de dirigentes tucanos. Além disso, de uns tempos para cá, o DEM tem indicado que não vai endossar a possível candidatura do governador à sucessão do presidente Jair Bolsonaro
O DEM conta com dois nomes que podem entrar na briga pelo Palácio do Planalto: o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG). Descontente com a investida de Doria sobre o DEM, no entanto, uma ala do partido de ACM Neto tenta enfraquecer o projeto do governador paulista.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), disse nesta segunda-feira, 12, por exemplo, que apoia a candidatura do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, à Presidência, em 2022. Leite é hoje o principal adversário de Doria nas fileiras do PSDB.
“Eu acho o Eduardo Leite, hoje, o quadro mais qualificado do Brasil, e quero dizer que, se ele for em frente com essa candidatura presidencial, já tem um cabo eleitoral na cidade do Rio de Janeiro. Eu vou fazer campanha para o Eduardo Leite. É só ele dizer que deseja ser candidato”, afirmou Paes à Rádio Gaúcha.
Recentemente, Doria, Leite, Mandetta e outros três presidenciáveis – Ciro Gomes (PDT), ex-ministro da Integração Nacional; João Amoêdo (Novo), empresário; e Luciano Huck, apresentador de TV – assinaram uma carta em defesa da democracia e com críticas veladas a Bolsonaro.
CAOS
Governadores e políticos de oposição a Jair Bolsonaro (sem partido), criticaram neste sábado as declarações dadas pelo presidente sobre o uso das Forças Armadas contra as medidas de isolamento social. “Ele selou um pacto com a morte que só não é maior no Brasil por conta da ação de governadores e prefeitos”, declarou o governador de São Paulo, João Doria.

ESTRAGO
O Ministro da Ciência e Tecnologia se queixou hoje (24), do corte de verbas na pasta. Marcos Pontes falou em “estrago” ao mencionar o Orçamento de 2021. “Pesquisa não é uma coisa que você pode ligar e desligar a chave assim”, afirmou, durante live no Instagram.
PROMESSA
Também alvo dos cortes orçamentários, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse neste sábado, 24, ter a garantia do chefe da Economia, Paulo Guedes, de que não vão faltar recursos para a área responsável pelo combate à pandemia da covid-19 no País. “Sempre tivemos um bom diálogo com Guedes, que me assegurou que não faltariam recursos para a saúde”, disse o ministro, em entrevista coletiva.
REFORMA
Falando em orçamento, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), afirmou neste sábado que o texto inicial da reforma tributária será apresentado no dia 3 de maio. Lira e Rodrigo Pacheco têm prometido aprovar alguma proposta de reforma tributária até outubro deste ano.

BOA NOTÍCIA
A média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil registrada neste sábado (24/4) é a menor em 30 dias. O índice de 2.308 é o mais baixo desde 26 de março, quando a média foi de 2.399. Em relação aos últimos 14 dias, o indicador caiu 26%.
MARCA
A campanha de vacinação contra a Covid ultrapassou neste sábado a marca de 1 bilhão de doses aplicadas. O total administrado até agora foi suficiente para que 6,5% da população mundial recebessem as duas doses das vacinas.
TELEVISÃO
A Globo e Luciano Huck se acertaram, e o apresentador vai mesmo ocupar o lugar de Fausto Silva. O que ainda não está definida, no entanto, é a data da substituição. O Domingão do Faustão sai da grade no dia 26 de dezembro deste ano, mas a troca não ocorrerá de imediato. Com isso, Luciano só assume o lugar do amigo a partir de meados de 2022 ou início de 2023.

AUXÍLIO
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas) afirmou que está em contato com o órgão ambiental do governo do Rio Grande do Norte para auxiliar na identificação da origem do lixo que surgiu no litoral potiguar. Neste sábado (24), a Semas informou que já pediu relatórios com análise do material encontrado e também amostras para realizar estudos.
SUJEIRA
Ao menos 3,5 toneladas de lixo foram recolhidas de quatro praias do Rio Grande do Norte desde quarta-feira (21). Entre os materiais, estavam seringas, tubos para coleta de sangue, documentos, restos de roupas e sapatos.
DICA DE FILME
O Supercine hoje exibe o filme “Ela”, escrito e dirigido por Spike Jonze, com Joaquin Phoenix, Amy Adams, Rooney Mara, Olivia Wilde e Scarlett Johansson no elenco principal. A trama gira em torno de um escritor solitário (Phoenix) que acaba se apaixonando pela assistente virtual do seu computador.

ELA
“Ela” recebeu cinco indicações ao Oscar em 2014 (melhor filme, roteiro, canção original, direção de arte, trilha sonora), vencendo a categoria de melhor roteiro, da qual também saiu vitorioso no Globo de Ouro do mesmo ano.
MORO NOS EUA
Nosso blog recebeu dezenas de mensagens parabenizando o “furo” de reportagem sobre o juiz Sérgio Moro. Desde o final do ano passado que ele mora nos arredores de Cambridge, nos EUA, junto com sua esposa, Rosângela Moro.
O FURO
A imprensa do “Sul Maravilha” passou batido, mas por questão de justiça temos que lembrar uma informação que recebemos nesse domingo. O publicitário, historiador e criador do jornal O Poder, José Nivaldo Júnior, tinha cantado a bola em um de seus comentários. Em resumo: Ficou tudo em casa.
FOTO DO DIA
Garoto fotografa jardim de tulipas durante o festiva Skagit Valley Tulip em Mount Vernon, Washington EUA Foto Lindseu Wasson.

Coluna do Ricardo Antunes, Sábado, 24/04/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







