Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, afirmou ter conhecimento de pagamentos ilícitos de até R$ 20 milhões à gestão de Luiz Marinho em São Bernardo do Campo, entre 2009 e 2016.
Em depoimento à CPI da OAS, ele confirmou a versão do ex-superintendente administrativo José Ricardo Nogueira Breghirolli.
Convocado como testemunha, Léo Pinheiro respondeu a questionamentos dos parlamentares por aproximadamente duas horas e meia, por videconferência. O ex-executivo disse que a informação sobre a propina “chegava pelo vice-presidente da empresa”.
“Que houve, eu tenho certeza que houve, mas a periodicidade e a quem está vinculado, estão em detalhes com outros departamentos”, disse.
Segundo ele, os operadores do esquema eram os ex-diretores César Mata Pires Filho, Carlos Henrique Lemos e Marcel Vieira, estes dois últimos já convocados pela CPI. Também mencionou o nome do ex-diretor financeiro Mateus Coutinho.
“As pessoas que pagavam dinheiro na controladoria da empresa tinham a obrigação de informar a destinação, e esse dinheiro não podia ser destinado em nada que não fosse de pagamento de vantagem indevida”, afirmou.
Léo Pinheiro também disse que houve propina na obra do Piscinão do Paço, idealizada por Lula.
A CPI da OAS é presidida pelo vereador Mauricio Cardoso (PSDB), formada pelos vereadores Julinho Fuzari (DEM), como relator, e Danilo Lima (PSDB), vice-presidente.
É isso.
MAIS UMA
Jair Bolsonaro deve desembarcar no Piauí, ao lado de Ciro Nogueira, na quinta-feira (20). O presidente vai inaugurar uma ponte que liga Santa Filomena (Piauí), a Alto do Parnaíba, (Maranhão).

ATRITO
Na busca de um partido para chamar de seu, Jair Bolsonaro conseguiu criar problema também com o PRTB, do seu vice Hamilton Mourão. Com todos os dirigentes partidários com os quais se senta para conversar, Bolsonaro faz as mesmas exigências: que possa, por exemplo, levar os deputados federais que o apoiam, parte concentrada no PSL, para entregar a esse grupo o comando do partido nos estados.
SEM NOÇÃO
Com partidos grandes e dominados por caciques consolidados, como o PP e o PL, esse tipo de conversa não avançou. Bolsonaro acreditava, portanto, que conseguiria com mais facilidade impor suas vontades nos chamados nanicos, como o próprio PRTB, o PMB e o Patriota. Mas não é bem assim. Nem o menor dos menores partidos aceita abrigar quem chega colocando banca e querendo mandar em tudo e em todos, por mais que esse alguém seja presidente da República.
TEMER
Ricardo Nunes, que assumiu a prefeitura de forma definitiva com a morte de Bruno Covas, tem uma forte ligação com o ex-presidente Michel Temer. “Nunes e Temer sempre tiveram bom relacionamento e, segundo aliados, o cargo de destaque assumido pelo MDB deve estreitar ainda mais os laços. Há duas semanas, depois que Covas tirou licença de um mês para tratar o câncer, o novo prefeito se encontrou com o ex-presidente em São Paulo para tratar do cenário político e da função assumida.”
CONTRÁRIO
Os novos ataques de Ciro Gomes a Lula, noticiados no blog hoje pela manhã, estão entre os assuntos mais comentados desta segunda-feira (17) nas redes sociais. No entanto, a postura de Ciro não agradou Carlos Lupi, presidente do PDT. “Não é a postura mais estratégica, para mim. Mas é a cabeça dele”, lamentou o político.
SÃO JOÃO
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou nesta segunda-feira (17) que não haverá festa de São João no estado em 2021 por causa da pandemia. O governador disse que vai suspender o transporte intermunicipal no estado no período para evitar a circulação de pessoas. No ano passado, as festividades também foram suspensas.

INVERTIDA
Em uma live na tarde de ontem, com empresários de peso, incluindo o presidente do Bradesco, o ex-deputado Miro Teixeira, que atua na campanha de Ciro Gomes (PDT), provocou Eduardo Leite (PSDB), sugerindo que o tucano fosse vice na chapa presidencial do pedetista em 2022. O governador do Rio Grande do Sul, que é um dos pré-candidatos do PSDB, respondeu com um “quem sabe o contrário?”.
VENTOS DA MUDANÇA
Parece que ventos de alguma normalidade voltaram a soprar no Itamaraty. Está sendo estudada a reabertura do consulado-geral do Brasil em Caracas (Venezuela), fechado em abril de 2020 durante a gestão “olavista” de Ernesto Araújo.
PLANO GUEDES
Paulo Guedes tem seu objetivo traçado, caso não consiga emplacar as reformas e as privatizações que tanto sonhou. O ministro da Economia diz que sua meta é “entregar o país democrático” e que não vai mais querer saber de atuar no governo.

IMUNIZAÇÃO
Grávidas e puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias) podem se vacinar contra a Covid-19 em diferentes locais em Pernambuco. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) dividiu a imunização desse grupo prioritário em quatro polos de vacinação, três deles localizados no Grande Recife e um no Agreste.
LOCAIS
Na Região Metropolitana, os polos de vacinação ficam nas cidades do Recife, de Olinda e de Jaboatão dos Guararapes. No Agreste, o polo está situado em Caruaru.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Segunda-Feira 17/05/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







