Por Ricardo Antunes — Profissional da política, onde não existe espaço para amadores, o ex-prefeito de São Paulo e atual presidente do PSD vaticina: “Bolsonaro terá muita dificuldade em 2022”.
Ele elenca os erros do presidente que, no seu entender, dão favoritismo ao ex-presidente Lula (PT): O comportamento do presidente durante a pandemia teriam contribuído para a piora do quadro econômico. “A sua postura pessoal, menosprezando a Covid, a sua presença sem máscara em aglomerações, a recusa em comprar a vacina, tudo isso contribuiu para essa queda [na economia]”, disse Kassab em entrevista ao UOL.
O número de desempregados também preocupa o líder do PSD: “Você tem quase quase 14 milhões de desempregados. São 80 milhões de brasileiros que convivem com situações de desemprego”. Para piorar, a grande vitrine do governo, o Auxílio Brasil, terá efeito reduzido. “A inflação tem consumido o poder de compra dos mais pobres”.
Por esses e outros motivos, Gilberto Kassab é taxativo sobre as chances de Bolsonaro se reeleger: “Nada é impossível na vida e na política, mas as dificuldades são claras. Ele terá muitas dificuldades”.
A ver.
ESTRATÉGIA
Na mira de Lula, Kassab tem fugido de aproximações com o PT. “Kassab está criando um novo PFL dos tempos de Inocêncio, ACM e Marco Maciel, um superpartido que pairará acima do Centrão”, diz o colunista José Luiz Portella. Se vai conseguir, o tempo dirá.

BARGANHA
Ou seja, raposa velha, Kassab quer eleger a maior bancada na Câmara e no Senado. Com cerca de 70 parlamentares, o PSD terá muito mais força para barganhar cargos com o próximo presidente. Seja ele Lula, ou não.
OFENSIVA
Após o Datafolha divulgar que o ex-presidente tem 43% de aprovação entre evangélicos e Bolsonaro 19%, Moro prepara uma ofensiva, com ajuda de Deltan Dallagnol, focado nesse eleitorado.
W.O
Falando em “ofensiva”, o ex-juiz da Lava Jato foi “desafiado” por Ciro Gomes para um debate de ideias sobre economia. Moro diz que só topa marcar um debate caso o pedetista abandone sua ‘postura ofensiva’. Ou seja, não vai ter duelo.
URGENTE
O marreco @SF_Moro ARREGOU pro @cirogomes
MEDROSO!!!! pic.twitter.com/wsUOKzwDjb
— Time Ciro Gomes (@TimeCiroGomes) December 21, 2021
CANDIDATURA
A oncologista Nise Yamaguchi anunciou nesta terça-feira (21) a sua pré-candidatura ao Senado Federal pelo estado de São Paulo. Em vídeo publicado nas redes sociais, a médica explicou que tomou essa decisão após o tratamento recebido por ela na CPI da Covid-19. Em sua avaliação, “mais mulheres de bem têm que ocupar” as cadeiras no Senado.
CINEMA
“Deserto particular”, longa-metragem de Aly Muritiba não entrou na lista de 15 filmes que avançam para próxima fase de votações do Oscar 2022. Assim, o Brasil ficará sem um representante na disputa de melhor filme internacional. E se o indicado fosse Marighella?
ARTE
Um pintura a óleo do presidente Jair Bolsonaro (PL) estampará o novo cartaz do filme “Nem tudo se desmancha no ar”, do cineasta Josias Teófilo.
MARKETING
O novo pôster, divulgado nas redes sociais nesta terça (21) faz parte da promoção do longa, que estará disponível para compra online.

GUERRA DECLARADA…
O candidato derrotado à presidência da OAB, Almir Reis, antecipou o fim das suas férias em NY para acompanhar de perto o embate jurídico para suspensão do pleito que, segundo seu grupo, apresentou falta de lisura. Depois que a chapa vencedora conseguiu derrubar a primeira sentença, ele disse que “a briga está só começando”.
…NOS AUTOS
Mas que, ao contrário do que vem fazendo os apoiadores da situação, não vai entrar no jogo do bate-boca e das acusações gratuitas. “A nossa briga será apenas nos autos”, disse Almir Reis, dizendo confiar na justiça em primeira e segunda instância.
BOA NOTÍCIA
Diferente do restante do país, as praias do Nordeste brasileiro apresentaram melhoria na qualidade para banho em 2021 em comparação com 2019. O resultado é positivo, levando em conta o desastre das manchas de óleo em 2020. Porta de entrada para turistas no estado, o Recife não teve medições em seis das dez praias. Mas entre os locais averiguados, dois trechos da praia de Boa Viagem constam como regulares e um como péssimo, na praia do Pina.
IPOJUCA
No litoral Sul, Porto de Galinhas melhorou sua posição em relação a dois anos atrás. O balneário, que tem piscinas naturais entre as atrações, estava com índice ruim, mas agora se recuperou parcialmente e está no nível regular.
FOTO DO DIA:








