Por Ricardo Antunes – A chance do PT estadual em lançar a candidatura do senador Humberto Costa ao Governo de Pernambuco é zero. A ideia foi colocada no final de semana por alguns coleguinhas sob o argumento de que o PT e o PSB não estão se entendendo em relação a federação e, principalmente, sobre o candidato em São Paulo.
Márcio França (PSB) já disse que não abre mão de sua candidatura. Ele acha que atrairia o campo conservador numa disputa contra o candidato bolsonarista, Tarcísio de Freitas, em um eventual segundo turno. O ex prefeito Fernando Haddad, por sua vez, também não abre mão da disputa.
O fato é que mesmo com esse problema todo, o ex governador Geraldo Alckmin já está fechado com o vice de Lula e seu destino será mesmo o PSB.
Em resumo: Mesmo com eventuais desentendimentos, seria impossível o rompimento dos petistas com o PSB, que já lançou, Danilo Cabral, como pré candidato no Recife.
Isso porque numa chapa pura o partido teria que arrumar uma vaga para a deputada Marília Arraes na chapa majoritária. E isso, é tudo que Humberto Costa não deseja.
Criar cobra para lhe morder daqui a 4 anos, quando ele deve tentar renovar seu mandato de senador, que termina em 2026. Além disso, o partido não teria discurso contra a administração Paulo Câmara ( PSB). O PT não só participou, como deu apoio total e irrestrito a gestão do PSB. E sabe também que Lula não iria deixar de participar dos dois palanques no primeiro turno. É isso.
ALÍVIO PARA DORIA
Sondado pelo PSD para mudar de partido e disputar a Presidência da República, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou que ficará no PSDB e admitiu publicamente, pela primeira vez, a possibilidade de quebrar o compromisso assumido durante o mandato de não concorrer à reeleição.
MESMO PERFIL
Fernando Haddad quer seguir o “modelo Lula” para o seu candidato a vice na disputa pelo governo de São Paulo. Ou seja, alguém que não seja de esquerda, com o objetivo de piscar para um eleitorado mais ao centro e centro-direita, incitando Lauro Jardim.
O AGRO É POP
Quer alguém que seja ligado ao agronegócio e do interior paulista. O perfil seria alguém como Roberto Rodrigues, líder do agronegócio e ex-ministro da Agricultura de Lula. São traços também que se assemelham com o candidato do PSDB ao governo, Rodrigo Garcia, que é do interior, produtor rural e tem o apoio do agronegócio.
BOA NOTÍCIA
A partir das 0h desta segunda-feira, os brasileiros poderão saber se têm dinheiro ‘esquecido’ nos bancos ao consultar um novo site do Banco Central (BC). Estima-se que há cerca de R$ 8 bilhões em instituições financeiras que ainda não foram resgatados por clientes. A cifra inclui saldos residuais em contas-correntes, por exemplo, ou cobranças indevidas.
QUEDA
O número de novas ações trabalhistas caiu durante os dois anos sob pandemia, na comparação com 2019. Os assuntos que mais levaram os trabalhadores ao judiciário continuam os mesmos.
AVISO PRÉVIO
Segundo balanço estatístico do TST (Tribunal Superior do Trabalho), o pagamento do aviso prévio foi o motivo mais recorrente entre os processos iniciados em 2021 nas varas trabalhistas. No ano passado, 337,5 mil ações citavam o pagamento a que os trabalhadores têm direito na demissão.
CLARÃO
Um clarão no Polo Petroquímico de Triunfo, a 50 km de Porto Alegre, chamou a atenção de moradores na noite deste domingo (13). As chamas e a fumaça puderam ser vistas em diversos pontos da Região Metropolitana.

O MOTIVO
Segundo a administração do Polo Petroquímico do Sul, o episódio foi motivado por “evento elétrico ocorrido em uma subestação interna”. Em nota, o complexo industrial afirmou que a situação foi controlada e “não trouxe impacto algum para a comunidade ou trabalhadores”.
APOIO
Durante uma ligação neste domingo (13), o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pediu ao presidente dos EUA, Joe Biden, maior apoio militar e financeiro, bem como para ele visitar a Ucrânia, de acordo com um alto funcionário ucraniano.
O MAIOR….
O Rei Pelé publicou em uma rede social, na noite deste domingo (13), que estará no hospital para dar continuidade ao seu tratamento contra um câncer de cólon, diagnosticado em setembro passado.
….DE TODOS
A última vez que ele esteve no hospital foi em 19 de janeiro, quando precisou ser internado para realizar exames de rotina.
FOTO DO DIA
