Por Thiago Cabral – O atleta Bruno Novaes é o novo presidente da Federação Pernambucana de Jiu-Jitsu (FPJJ). Numa votação acirrada e com tentativas de artimanhas da oposição, ele foi escolhido para o cargo, na tarde deste sábado (7), com uma diferença de apenas dois votos e promete uma renovação no cenário do esporte no estado.
A eleição, que aconteceu no Clube Batutas, em Afogados, Zona Oeste do Recife, contou com 60 de votos de academias federadas. Disputada até o último voto, e encerrando com o placar de 31×29, os federados do jiu-jitsu de Pernambuco escolheram Bruno Novaes para presidência.
Apesar da vitória, em entrevista ao Blog o novo presidente fez questão de colocar as dificuldades impostas pela chapa derrotada que está no poder da FPJJ há mais de 30 anos. “Eles tentaram de tudo: mudaram o estatuto na esperança de conseguirem mais votos e só divulgaram os colégios eleitorais dois dias atrás (quinta-feira,5) depois de entrarmos com uma liminar na Justiça”, ressaltou Novaes. “Teve academia que teve direito a 5 votos e mesmo assim não conseguiram”, completou.
À frente de um trabalho social há 5 anos junto a academia Nova União, o novo presidente quer retribuir a mudança que o Jiu-jitsu fez em sua vida buscando conectar jovens ao esporte. Atualmente, mais de 600 crianças são assistênciadas e incentivadas à pratica esportiva nas comunidades de Campina do Barreto, Brasília Teimosa, Cohab e do TIP.
“Com 14-15 anos perdi meu irmão eletrocutado e Jiu-jitsu foi uma plataforma de mudança naquele momento. Mudou minha vida. O esporte me colocou no mundo e eu quero devolver o que ele me deu dando essa oportunidade a outras pessoas”, presidente eleito da FPJJ, Bruno Veloso.
Quando atleta, foi tetracampeão brasileiro e levou a bandeira de Pernambuco ao topo do pódio várias vezes. Além de ter sido medalhista em nove campeonatos mundiais, foi campeão do Sul-americano, Sul brasileiro, entre outros.









