EXCLUSIVO, por Luiz Roberto Marinho – Em uma assembleia geral tumultuada, na qual não faltaram contestações aos procedimentos, o megaempreendimento de um shopping e quatro torres na área do Clube Português foi aprovado com sete votos de diferença, por 57 sócios favoráveis contra 50 sócios contrários, na noite da quarta-feira (30).
Com pressão da diretoria para a aprovação, houve protestos contra a determinação de que os questionamentos à CM Engenharia, dona do projeto, só poderiam ser feitos por escrito e, em caráter excepcional, oralmente apenas sobre detalhes técnicos do megaempreendimento, limitados a dois por sócio e com duração máxima de três minutos cada.
.
O projeto da CM Engenharia, proprietária dos shoppings Boa Vista e Patteo, em Olinda, e que negocia o megaempreendimento desde março de 2022, prevê que o Clube Português seja instalado na cobertura do shopping, que terá quatro andares e capacidade de abrigar cerca de 300 lojas.
Segundo o megaprojeto, de 130 mil m², as três torres residenciais, integradas ao shopping, com apartamentos entre 50 e 70m², ficarão voltadas para a Avenida Agamenon Magalhães, enquanto a torre de escritórios estará de frente à Praça do Entroncamento.
Com mais de 90 anos de existência, localizado na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, no bairro das Graças, área nobre da Zona Norte, o Clube Português é um espaço bem frequentado de convivência social e de atividades esportivas, com destaque no handebol, hóquei em patins e natação. Foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Recife pela Câmara Municipal em novembro passado.









