Da Redação do Blog – A Polícia Civil assegurou, em nota oficial, que continuará investigando, “até a completa elucidação dos fatos”, o acidente com quadriciclo na praia de Carneiros, no Litoral Sul, no sábado (11), que acabou matando na segunda-feira (13) o estudante Rafael Monteiro de Melo Cavalcanti, de 17 anos. Classificou a ocorrência como “morte a esclarecer”.
O Blog foi a primeira empresa de mídia a divulgar a tragédia.
O Blog apurou que entre os esclarecimentos a serem investigados está a suspeita de que os ocupantes do quadriciclo poderiam estar alcoolizados. Rafael era passageiro e o veículo estava sendo conduzido por um amigo maior de idade. Durante o trajeto, ao tentar acessar o celular, perdeu o equilíbrio, caiu do quadriciclo e bateu a cabeça em uma pedra, sofrendo ferimentos graves.
O quadriciclo, da marca Can-Am, pertence a um empresário do setor de eventos, que emprestou o veículo aos rapazes. O nome do empresário está sendo mantido em sigilo até agora, mas ele será intimado a depor na Delegacia da Ilha Joana Bezerra, que está conduzindo as investigações, já que o Hospital Português, em cuja UTI morreu Rafael, está localizado na sua circunscrição.
O estudante foi sepultado no início da noite da segunda-feira no Cemitério Morada da Paz, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. A Missa de Sétimo Dia será celebrada às 19h da próxima segunda-feira (20), na capela do Colégio São Luiz, na Zona Norte, onde cursava o terceiro ano do ensino médio. A escola lamentou o falecimento, descrevendo Rafael como “muito querido”.

Por uma cruel coincidência, Rafael era filho do cirurgião especializado em cabeça e pescoço Bartolomeu Melo. A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, na qual o médico integra o Departamento de Defesa Profissional, lamentou, nas redes sociais, o “trágico acidente”, prestando “total solidariedade nesse momento de luto e de muita dor”.
O estudante era alvirubro, atuando no site ‘Portal do Rato’, que veicula notícias sobre o Náutico. O clube divulgou nota de pesar. “Apaixonado pelo nosso Timbu, Rafa nos deixa de maneira precoce, mas seu amor por nossas cores será para sempre lembrado. Aos amigos e familiares, os nossos mais sinceros sentimentos”, publicou o Náutico.
Como divulgou o Blog, o uso do quadriciclo é disseminado nas praias de Pernambuco de forma totalmente ilegal, sem qualquer impedimento. O veículo é regulamentado pela Resolução 573/2015 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que obriga o condutor a possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação), determina o uso de capacetes, como nas motocicletas, e proíbe levar crianças abaixo dos sete anos.
A proliferação do quadriciclo nas praias, conduzido em grande parte por adolescentes e sem capacete, desrespeita, portanto, flagrantemente, a legislação do trânsito, assinalam especialistas.