Por Luiz Roberto Marinho – A família que detinha a posse da antiga casa paroquial da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, na ilha de Fernando de Noronha, pretende recorrer de liminar do juiz João José Rocha Targino, da 9ª Vara de Família e Registro Civil do Recife, com jurisdição sobre Noronha, que devolveu à Arquidiocese de Olinda e Recife o imóvel, transformado em pizzaria e casa de shows há vários anos.
Leandra Teixeira informou ao portal G1 que vai recorrer contra a liminar, que determinou o cancelamento do TPU (Termo de Permissão e Uso) do imóvel concedido à avó, Maria do Carmo Dias Barbosa, a Dona Pituca, figura lendária na ilha. Em meados dos anos 60, Dona Pituca, falecida em 2012, abriu na casa paroquial o primeiro restaurante e a primeira pousada de Noronha. A família arrendou posteriormente o imóvel, transformado na Muzenza Gastronomia e Cultura, e ressalta ser o arrendamento sua única fonte de receita.

A Arquidiocese alega que a casa paroquial foi descaracterizada com intervenções estruturais para ser transformada em bar. Queixa-se de que as missas na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, fundada no século XVII e tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), são perturbadas pelos ensaios e testes de som da pizzaria e casa de shows.
Diz ainda a Arquidiocese que nas manhãs seguintes aos shows há garrafas de bebidas largadas na escadaria, nos beirais de janelas e portas da igreja e a retomada da posse da casa paroquial é essencial para conseguir executar programas sociais em Noronha.

A Muzenza contrapõe que a pizzaria e casa de shows é um dos principais atrativos culturais noturnos de Noronha e ativa a economia local com geração de emprego e renda. Nega deixar garrafas vazias de bebidas espalhadas pela igreja, salientando ao Blog tratar-se de “mentira”, e garante que no encerramento da casa seus funcionários fazem uma vistoria completa nas cercanias da igreja.
A família de Dona Pituca tem prazo até o início de outubro para devolver o imóvel, determinou a liminar do juiz João José Rocha Targino. Enquanto isso, o Instagram da Muzenza Gastronomia e Cultura mantém a programação da próxima semana: a partir das 21h de terça-feira, Samba dos Amigos; na quinta-feira, Noite do Reggae, com Amandi Cortez, DJ Tkilla e Banda Nolliê. No sábado, haverá karaokê e no domingo, a partir das 23h, Samba do Nego.