Por Ricardo Antunes — Sem citar o nome do presidente Jair Bolsonaro, oito ex-procuradores-gerais da República afirmam que o sistema usado desde 1996 é seguro e auditável e que o ‘descrédito’ das urnas deve ser repelido ‘em defesa da verdade’.
Ex-chefes do MPF afirmam que o equipamento usado desde as eleições de 1996 opera “com absoluta correção, de modo seguro e plenamente auditável”.
“Insinuações sem provas, que pretendem o descrédito das urnas eletrônicas, do voto e da própria democracia, devem ser firmemente repelidas em defesa da verdade e porque contrariam a expectativa de participação social responsável pelo fortalecimento da cidadania”, diz a carta assinada por Raquel Dodge (na foto), Rodrigo Janot, Roberto Gurgel, Antonio Fernando de Souza, Claudio Fonteles, Aristides Junqueira, Sepúlveda Pertence e Inocêncio Coelho.
DECIDIDO
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), já se decidiu: irá mesmo se filiar ao PSD e concorrer à Presidência da República pela sigla presidida por Gilberto Kassab.

TERCEIRA VIA
O PSD pretende apresentar o senador como a primeira opção de “terceira via” nas eleições de 2022, atropelando o grupo do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que desde maio do ano passado vem tentando costurar um acordo entre partidos para a construção de uma alternativa à polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (sem partido).
EM ALERTA
O fato acendeu um “alerta laranja” no ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que cogita deixar o PSDB para se lançar candidato. O PSD, era uma das siglas no radar do tucano. Outra má notícia para Alckmin é a melhora da avaliação do governador João Doria em São Paulo. O ex-governador tem apostado na rejeição de Doria para se cacifar como melhor nome para disputar a presidência da República.
MAIS UM
Na tentativa de ser o “Biden brasileiro“, Ciro Gomes (PDT) continua surfando na onda do “nem Lula, nem Bolsonaro”. Amparado pelo marqueteiro João Santana, o “Feira”, ele publicou hoje no Twitter um vídeo com críticas ao ex-presidente e ao atual. “Ninguém é obrigado a escolher entre as contradições de Lula e a maldade de Bolsonaro“.
VICE DE NOVO
A seleção brasileira não conquistou o título da Copa América. Mas o vice-campeonato do torneio da Conmebol deve ser suficiente para que ela assuma a vice-liderança do ranking da Fifa.

RANKING
De acordo com simulações feitas a partir da plataforma do site “Football Ranking”, a equipe dirigida por Tite deve aparecer atrás apenas da Bélgica na próxima edição da lista da entidade que gerencia o futebol mundial, que será divulgada no dia 12 de agosto.
VAGA
Apenas na semana passada, Jair Bolsonaro disse duas vezes que o seu candidato ao STF na vaga de Marco Aurélio Mello, que aliás se aposenta hoje, é André Mendonça. Ainda assim, a corrida pela vaga não cessou. Outros 11 concorrentes circulam ativamente no Senado colocando seus nomes.
DESMONTE
A diretoria-geral da Polícia Federal concluiu no final de semana a última etapa do processo de desmonte da equipe de investigação de crimes ambientais que tocou os inquéritos sobre o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

DESMONTE II
Depois de exonerar os delegados responsáveis pelos dois inquéritos que acusam Salles de favorecer madeireiras clandestinas que atuam na Amazônia, o diretor-geral Paulo Maiurino decidiu tirar do cargo o chefe da Divisão de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (Dmaph), Rubens Lopes da Silva.
BOA NOTÍCIA
Pela primeira vez em quatro meses, Pernambuco tem menos de mil pessoas em UTIs com Covid-19 Taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva recuou para 61%, menor índice desde setembro de 2020.
PIRATAS DO CAPIBARIBE
O Catamarã no Recife volta a funcionar com programação para crianças. Voltado para o público infantil, Piratas do Capibaribe conta a história de um navio pirata invadido por marinheiros ingleses. O passeio segue com protocolos contra a Covid.
FOTO DO DIA








